Um aniversário, dois craques

No dia 5 de fevereiro, o mundo do futebol comemora o nascimento de dois craques. Neymar e Cristiano Ronaldo são dois craques que dividem com Messi as atenções do Campeonato Espanhol, mas não são somente os holofotes e o dia do nascimento que são compartilhados pelos craques do Brasil e Portugal.

Donos de habilidades incríveis, o futebol deles é motivo de debates, assim como seus looks e vaidades. Neymar e CR7 são representantes de um novo futebol, onde o jogador não é simplesmente mais um jogador, ele é uma marca. Tudo que eles dizem, a forma como se vestem e se comportam é motivo de comentários da imprensa e dos fãs, e de certa forma isso agrega valor ao jogador e ao clube que detém seus direitos.

Mas deixemos esse assunto para um outro momento. Eu sinceramente prefiro analisar o que o jogador faz dentro de campo, mesmo que esteja tudo bem interligado, ver a evolução tática e técnica é muito mais interessante do que penteados e roupas.

Me perguntaram algumas vezes se acho que Neymar pode chegar ao nível de CR7 e de Messi. Creio que hoje ainda não há comparação. O português e o argentino estão em outro estágio de suas carreiras, já estabelecidas e afirmadas. 4 títulos de melhor do mundo realmente separam o gajo de Neymar. Mas se pararmos pra pensar naquilo que o brasileiro pode chegar a ser se mantiver o nível de futebol apresentado e mais a evolução que pode ter jogando no Barcelona, é possível imaginar que num futuro próximo ele possa ser igual ou quem sabe até melhor.

Pra se ter uma idéia, Neymar hoje tem 23 anos e marcou 219 gols na carreira. Com a mesma idade Cristiano tinha 107 gols somente. Não quero afirmar que fazer gols significa ser um craque, vide Hernane brocador, mas isso mostra como Neymar está jogando em alto nível desde muito cedo. Se ele mantiver a evolução natural de técnica e o crescimento tático que o futebol europeu pode proporcionar, estamos olhando para um futuro brilhante.

Cristiano Ronaldo está completando 30 anos e segue em alta. Fisicamente não dá sinais de desaceleração e tecnicamente continua voando. A pergunta que muitos começam a se fazer é até quando ele vai se manter jogando tudo isso que está jogando. Pesa a favor do português o fato de ser extremamente dedicado aos treinos e ter uma vida particular sossegada. Se continuar no nível que está hoje, teremos uma disputa interessante nos próximos anos com o próprio Neymar e até Messi.

De qualquer forma são dois grandes craques e enquanto estiverem jogando, eles podem até fazer aniversario, mas quem ganha o presente somos nós. Parabéns a Neymar e Cristiano Ronaldo, que continuem nos presenteando com lindas jogadas e gols.

Aquele abraço,

Fábio Marques