Tudo que você precisa saber sobre o Campeonato Carioca 2015.

Depois de problemas técnicos no site e merecidas férias, estou de volta ao blog meus amigos! Vamos juntos até o fim do ano com impressões sobre o futebol e o cotidiano dos esportes.

Pra começar bem o ano, vou fazer uma série de 4 postagens sobre os principais campeonatos estaduais do Brasil, aqueles onde estão concentrados os maiores clubes.

Não vou entrar no mérito de se ainda devemos ter estaduais ou não. Essa é uma discussão pra outro momento.

O primeiro estadual que vamos falar é o charmoso cariocão!

 

Com 16 equipes na disputa, a formula do 114º Campeonato Carioca é a mesma do ano passado. Todos contra todos, os 4 melhores avançam pra próxima fase e os 2 últimos são rebaixados. O primeiro lugar da primeira fase leva a Taça Guanabara e o direito de jogar por 2 empates na segunda fase.

Em paralelo, o Torneio Super Clássicos, que terá como campeão 1 dos quatro grandes, contabilizando somente os jogos entre eles na primeira fase.

A Taça Rio por sua vez será dada ao melhor dos pequenos, considerando somente os jogos entre eles.

O atual campeão é o Flamengo, time também que detém o recorde de títulos, 33 conquistas.

 

O Botafogo chega ao carioca com os pés no chão. O rebaixamento na série A ano passado abalou o time que já vinha mal financeiramente. O resultado disso foi a debandada de jogadores e a necessidade de reformular totalmente o elenco para 2015. O ponto forte foi a manutenção de Jefferson, não somente por ser goleiro de seleção, mas por ser o ultimo ídolo do clube alvinegro.

 

O Flamengo manteve a base do ano passado. Depois da chegada de Luxemburgo ao comando técnico, o rubro negro cresceu de produção e está sonhando com um ano melhor. Jogadores que não serviam aos olhos da diretoria foram emprestados ou desligados, e reforços pontuais foram contratados, apesar de ainda não ter encontrado um camisa 10. Velocidade e entrosamento devem ser os pontos forte do Fla esse ano.

 

O Fluminense vive dias de incerteza. Com a saída da Unimed, o tricolor ficou sem ter como bancar salários de seus craques e viu jogadores como Conca, Sóbis, Bruno, Carlinhos e outros saírem, alem da possibilidade de ainda perder Fred, Cícero, Walter e Jean. As contratações foram na tentativa de suprir as baixas do elenco, mas com exceção de Marlone, só nomes desconhecidos e apostas.

 

O Vasco é outro time que passou por uma grande troca em seu elenco. Dos 11 titulares do ano passado, só 3 começaram jogando o torneio de verão. O presidente e o treinador são novos, assim como a forma de jogar do time. Muitas caras novas são sempre um trabalho a mais na hora de arrumar tática exatamente pela falta de entrosamento. Doriva provou ano passado que sabe trabalhar com elencos novos e pode surpreender com o Vasco.

Fique ligado pra saber mais sobre outros estaduais e não perca o Atletas no Ar, terças as 14h e as 23h.

Aquele abraço,

Fábio Marques