Tragédia? Onde?

Que tragédia? O Brasil ser eliminado em quartas de final do mundial de basquete? Discordo muito dessa afirmação.
Primeiramente porque não era nem pro Brasil estar lá. Falhamos em nos classificar durante a Copa América, e para ir a essa competição, tivemos que ser convidados pela federação internacional. Qualquer time que entrou no campeonato por méritos próprios largou na frente do Brasil na luta pelo título. Antes do mundial começar, estávamos em 10º lugar no ranking da FIBA.
Em segundo lugar, o Brasil caiu em um grupo complicado. Tínhamos a campeã européia, França, e a Espanha, que é uma grande potência do basquete no mundo. Termos passado para a segunda fase já foi lucro no meu ponto de vista. Além disso, vencemos esses campeões europeus e de quebra eliminamos os argentinos, e isso seria motivo de comemoração até em campeonato de bola de gude.
Em terceiro, exigir algo a mais do Brasil, seria ingenuidade, uma vez que o nosso campeonato nacional só está realmente estabelecido desde 2008. Pra se ter uma noção de como não somos tão grandiosos assim, nosso técnico é estrangeiro, o que significa que não temos quem faça um trabalho de excelência aqui.

Acho que o único ponto de real decepção foi ter sido eliminado por uma diferença tão grande de pontos. Dava sim pra termos feito um trabalho um pouco melhor e ter diminuído essa diferença. Digo isso com base no que apresentamos nos outros jogos da competição e nos amistosos preparatórios.
No fim das contas o que quero dizer é  que não somos o país do basquete. Temos alguns bons jogadores, temos potencial para ser bem melhores um dia, mas ainda não somos. Sexto lugar foi um bom resultado, mantendo em mente que o objetivo é sempre melhorar. Parabéns Brasil!
Aquele abraço
Fábio Marques