Do que o vasco precisa?

Essa é uma boa pergunta, e eu sei a resposta. O Vasco não precisa de nada.

A grande verdade é que o nível da serie B está muito baixo. Tenho assistido alguns jogos, inclusive do líder de momento, Joinville com 36 pontos, e tenho ficado muito surpreso de ver jogos tão fracos tecnicamente. Isso foi o que me levou a fazer essa reflexão sobre a situação do Vasco nesse momento em que o primeiro turno acabou e o cruzmaltino demitiu seu técnico.

Na 19ª rodada, o Gigante da Colina levou uma baita goleada do Avaí, mas isso absolutamente não reflete a realidade do Vasco. Criou-se um mito de que o time de São Januário não conseguiria o acesso a série A, e isso está longe demais da verdade.

É verdade que o Vasco não tem jogado um futebol de encher os olhos. Realmente não é animador ver o time jogar. Mas também está longe de ser verdade essa desgraça que foi contra o Avaí. O que aconteceu naquele jogo não é normal e o torcedor vascaíno precisa entender isso antes de cobrar. Lógico que também considero inadmissível uma derrota desse calibre pra um time que quer buscar o acesso e o título, mas ainda assim a tragédia foi bem menor do que realmente deveria ser. Até acho em parte que as torcidas adversárias e uma parte da imprensa querendo criar uma crise deram uma contribuição pro caso, mas o Vasco segue seu caminho muito bem, obrigado.

Adilson foi demitido com um aproveitamento de 59%, foram 24 vitorias em 52 jogos. Não considero esses números ruins, mas também não acho bom para as pretensões do Vasco e principalmente para o nível da série B.

Joel chega ao Vasco e ao contrario do que dizem por aí, tem uma missão muito simples: manter o Vasco vencendo. Não considero ele um grande treinador. Mas ele fala a língua dos jogadores e sabe vencer em um curto espaço de tempo. Já fez isso inúmeras vezes e é um nome sempre cogitado em times que precisam apagar incêndios. O elenco vascaíno está acima do nível dos adversários e única coisa que pode atrapalhar é o cenário político, que se aos poucos se torna notícia maior que os jogos.

Em resumo, Joel só precisa fazer o que ele já faz há tempos: vencer jogos em pouco tempo, se relacionar bem com os jogadores e dar a torcida a alegria que ela já sabe que está chegando. O Vasco só não sobe se não quiser.

Aquele abraço

Fábio Marques