Será mesmo que a punição dada ao Grêmio é muito pesada? Será que o clube deve ser punido pelos erros de seus torcedores de uma forma tão rígida?
Primeiro de tudo, penso que existem casos e casos, e por isso o bom senso é sempre de grande importância. Falando desse caso, onde o goleiro do Santos foi claramente discriminado e insultado por causa da cor da sua pele, penso que a punição severa vem em boa hora e pode nos ajudar a mudar algumas realidades do futebol brasileiro.
Os casos de racismo no futebol brasileiro nem são tão rotineiros quanto os de violência, mas é grave de igual forma. É preciso tirar da mente dos torcedores que eles não precisam ser cidadãos quando estão vestindo a camisa do time e torcendo na arquibancada de um estádio, antes de ser torcedor você é um cidadão com direitos e deveres.
É muito fácil estar ali no meio da multidão com a sensação de que você pode fazer e falar o que bem entender e ninguém vai descobrir quem foi, é muito fácil atirar um morteiro na direção da torcida adversária ou um objeto dentro de campo quando existem suspeitos de mais e meios de identificação de menos. Essas circunstancias são capazes de criar desvios de caráter individual e coletivo fazendo com que um indivíduo esqueça que em um estádio de futebol NÃO VALE TUDO, e que o seu próximo também tem direitos.
O STJD pode estar abrindo um precedente muito perigoso com essa punição e por isso vai ter que saber analisar cada caso com um bom senso que nem sempre eles tem.
Lembro aqui do caso entre Liverpool e Juventus, na final da Copa dos Campeões da Europa na década de 80. Uma tragédia que terminou com 38 mortes. Isso mesmo, 38 pessoas que foram a um estádio para acompanhar um jogo de futebol não voltaram para suas casas. Muitos já se perguntavam na época se o futebol inglês tinha jeito, pois teve. Entre muitas medidas extremamente importantes que foram tomadas fora do âmbito esportivo para conter a violência dentro e fora das arenas, a punição esportiva por parte da UEFA foi banir por 5 anos TODOS os clubes ingleses de suas competições. Não apenas os torcedores envolvidos, não apenas o clube envolvido, mas todos os times da Inglaterra pagaram o preço. Será que foi pesado demais? Será que era necessário tudo isso? O fato é que depois dessa e de outras medidas os ingleses se sentiram mais a vontades de levar suas famílias para o estádio, e não à toa nos dias de hoje eles tem a média de público que tem e não à toa hoje é um dos campeonatos mais rentáveis do mundo.
Voltando ao caso do Grêmio, que teve muitos dos seus torcedores identificados, a justiça deve punir a cada um de acordo com seus atos, mas acredito sim, que se o indivíduo souber do sério risco que seu time do coração corre pelos atos que ele pratica e pensa que ninguém está vendo, pensará duas vezes antes de ter esse tipo de atitude dentro do estádio.
Minha torcida é para que as pessoas parem com esse tipo de atitude nos estádios não apenas pelo medo de prejudicar seu clube, mas sim por entender que não existe razão nesse preconceito absurdo. Racismo é burrice.
Valeu galera,
Jorge Max Jr.