O vasco está desde 2003 sem vencer o estadual do Rio. Nesse mesmo período foi rebaixado duas vezes no campeonato brasileiro. O prestígio dos vascainos estava lá em baixo e mesmo sendo campeão da Copa do Brasil em 2011, o Gigante da Colina não estava tão gigante assim.
Daí os sócios do cruzmaltino decidem eleger Eurico Miranda como presidente, uma escolha no mínimo duvidosa. O time do ano passado praticamente se desfez e um outro foi montado. Sinceramente eu não via como o Vasco poderia voltar a ser o que era em 2015.
Mas aí Doriva começa a tirar coelhos da cartola, e faz um bando de jogadores virar um time. Verdade seja dita que a primeira fase não foi exatamente um passeio, mas Doriva tem conseguido vencer jogos e manter um esquema tático interessante. Não é um grande um time, mas é um time. Venceu o Flamengo, foi a final, e venceu o primeiro jogo!
Com todos os seus defeitos, Eurico tem uma virtude, ele é vascaíno de verdade! Vive e respira Vasco da Gama vinte e quatro horas por dia em todos os dias. O Cruzmaltino venceu o clássico que não vencia a tempos contra o Flamengo e o presidente exclamou: “o respeito voltou!”
Tenho que dar o braço a torcer, Eurico está certo. O Vasco está no caminho para voltar a ser respeitado no Rio e no Brasil, e que bom que isso está acontecendo! O Vasco precisa ser respeitado pelo que faz dentro de campo e não por ter um presidente influente. Segundo algumas pesquisas, o Gigante tem a quarta maior torcida do Brasil, então pela lógica, deveria ser temido por seus adversários nacionais.
O que muitos torcedores rivais não entendem é que a grandeza do seu próprio time é medida pela grandeza dos seus rivais! O Flamengo é grande porque o Vasco é grande! O Fluminense fica ainda maior quando vence um clássico contra um grande time do Botafogo!
Mesmo se o Vasco não vencer o estadual, méritos a Eurico, Doriva e todos no Vasco pelo grande trabalho. Vencendo ou perdendo, o respeito está voltando!
Aquele abraço
Fábio Marques