O Fluminense de Cristóvão

Os Últimos 3 jogos pelo Brasileirão foram vitórias, sobre Goiás, Atlético Paranaense e Santos.
Qual é o segredo para esse time do Flu que está em ascenção? Impossivel não mencionar o quanto joga o Conca! O Argentino tem uma constância que faz os tricolores sonharem acordados com um novo título. Mas não para por aí, porque eu acredito que um grande time precisa sim de uma grande fase individual de alguns de seus jogadores, mas precisa mais ainda que o time esteja todo em sintonia, e me parece que é isso que o Cristóvão está tentando e conseguindo.
Esse time é o time do Flu como está jogando hoje.

Esquema 1
Esquema 1

 

Valencia segura a onda lá atras, e assim ajuda a defesa a se manter segura. O Flu não tomou nenhum gol nessas 3 vitorias. Com essa segurança, o tricolor fica com um meio de campo com quatro peças que sabem o que fazer com a bola!
Jean e Cícero, (aliás, que excelente contratação) ajudam a marcação e saem pro jogo com muita qualidade, fazendo a bola chegar em Wagner e Conca com muitas possibilidades!
Junta-se a isso uma das coisas que na minha opinião faz a total diferença no futebol moderno: movimentação!
Sobis não é um centro avante nato, então sai bastante da área pra dar alternativas, com isso abre espaço pra outros jogadores chegarem. Cicero é segundo volante, mas chega com frequência na área, inclusive fazendo gols, como no jogo contra o Goias.

 

Você deve estar lendo isso e pensando “Fabinho e o Fred?” Ok, vamos tentar imaginar o que Cristóvão pode fazer quando Fred retornar?

Esquema com Fred
Esquema com Fred

Nesse esquema, Fred entra e quem sai é Valencia. Jean passa a desempenhar a função de primeiro volante. Francamente gostaria muito de ver o time jogar assim. Todo mundo do meio pra frente tem técnica e gosta de jogar com a bola no pé. O Flu atuou assim contra o Santos e venceu por 1 a 0.

Esquema 2 com Fred
Esquema 2 com Fred

Nesse esquema, Fred entra e quem sai é Wagner. Todos os outros jogadores desse meio/ataque estão vivendo grandes fases, acho que a corda estouraria nele. De qualquer forma, Valencia permanece como cão de guarda da defesa, dando liberdade a Cícero e Jean pra ir a frente. O que muda de fato é que Wagner cadencia um pouco mais o jogo, dá passes com mais qualidade e com Sobis jogando mais recuado, o Flu ganha em velocidade e finalizações.
Acredito que Cristóvão vá usar esse segundo estilo quando Fred estiver 100% em forma, o que ainda não significa que vai melhorar e nem piorar o time.
Fiquem ligados para cenas dos próximos capítulos.
Aquele abraço,
Fábio Marques