O Real Madrid começa a temporada 2014-2015 do futebol europeu sonhando alto. Na verdade o time que terminou a ultima temporada já era muito bom, tanto que venceu a Champions League. Cristiano Ronaldo, Di Maria, Bale, Benzema, Khedira, Xabi Alonso, Modric…ufa, dá pra ficar até sem fôlego com tantos craques.
Esse é o time que ganhou a Champions
Mas para a diretoria do Real Madrid, o que é bom ainda pode melhorar. Já chegaram o goleiro Keylor Navas, destaque da Costa Rica na Copa do Mundo, James Rodriguez, colombiano e artilheiro da Copa, Toni Kroos meia alemão campeão mundial.
Não vai ser fácil colocar essa constelação em campo toda junta! É o tipo de trabalho difícil que todo técnico sonha em ter, mas mesmo assim vai gerar um pouco de dor de cabeça a Ancelotti.
Ao meu ver, com a saída de Casillas, é mais ou menos assim que eu acho que o time deveria jogar.
Isso me faz lembrar de um outro grande time que Real Madrid, chamado uma vez de galático! Em meados dos anos 2000, Florentino Perez, atual presidente do Real Madrid, assumiu a presidência do time. Ele formou um time com Zidane, Figo, Beckham, Ronaldo (o fenômeno), Raul, Roberto Carlos e Casillas em grande fase.
Muitos nomes de peso juntos acabaram não dando tão certo quanto ele esperava. Ate o ano de 2006, quando Perez deixou a presidência, o time conquistou 2 Campeonatos Espanhóis, 1 Champions e 1 Mundial.
Taticamente os times são bastante parecidos. Em tese o esquema dos anos 2000 pode se repetir agora e ter sucesso. Mas vejo bastante diferença entre os dois times em outros pontos. Os galáticos de 2000 já chegaram no Real bastante conhecidos e consagrados no futebol, diferente dos atuais, que são bons jogadores mas que não tem tanta fama como os antigos. Alem disso, o time atual já começa com um titulo europeu, o que deve dar força para o time se renovar.
Resta agora ver se os novos galáticos vão conseguir atingir os títulos que Florentino queria na primeira passagem.
Aquele abraço,
Fábio Marques