No papel ou no campo?

Todo começo de ano, nos vemos sendo confrontados com a seguinte pergunta: quem montou o melhor time do país? E por vezes acabamos quebrando a cara em apostas que não se concretizam, muito pelo fato de um esquema no papel não se concretizar dentro de campo.

Acredito que Oswaldo de Oliveira em tem em mãos um elenco muito interessante. Com potencial pra ser o melhor time do país, mas por ter tantas peças ele pode acabar se complicando. Como fazer tantos jogadores bons se encaixarem? Como fazer com que todos se comprometam com marcação? Como utilizar bem as peças do banco e não deixar ninguém desmotivado?

Oswaldo precisa dessas respostas pra ontem. 19 contratações é um número altíssimo, mesmo pra quem quase foi rebaixado. Todos esses jogadores que chegaram tem aspirações pras suas carreiras e almejam a titularidade. Lidar com esse lado é um trabalho muito árduo que Oswaldo tem pela frente, mas não é o pior.

É assim que eu imagino o Palmeiras ideal, já com todos os reforços em forma e jogando.

palmeiras

Desafio número 1: Fazer Valdívia jogar. Não que ele precise ser ensinado como jogar bola. Isso ele sabe fazer e muito bem por sinal. O problema que Oswaldo encara pra botar esse esquema em campo são as contusões do chileno. Ele tem atuado em menos de 50% dos jogos do time, então Robinho e Allione são as opções para essa vaga.

Desafio número 2: Rafael Marques. Em seu primeiro ano de Botafogo, Rafael não fazia gols. Lógico que eram times e épocas diferentes, mas Oswaldo vai precisa mesmo ter atenção com ele, porque mesmo não sendo exatamente um homem de área, os gols vão depender muito dele. Leandro Pereira está na busca pela vaga.

Desafio número 3: Comprometimento com a marcação. Zé Roberto, Valdívia, Cleiton, Dudu e Rafael são jogadores que atacam bem. Deixar toda a marcação de meio de campo para Gabriel, Arouca e Edílson é muito complicado. Oswaldo precisa saber a forma de atacar e utilizar todos esses bons jogadores sem esvaziar a defesa. A solução seria tirar um desses jogadores e usar mais um volante.

Desafio número 4: Zagueiros. Tobio está em uma boa fase, mas Victor Hugo falhou no clássico e sua falta de experiência pode prejudicar o time. Aí que entra o problema maior, já que o próximo na lista em tese é Victor Ramos. Convenhamos que é melhor esperar uma subida de produção do atual titular.

 

Entre esses e outros muitos desafios, estou confiante no Palmeiras. Mais do que isso, estou de leve torcendo pelo Verdão depois do ano sofrível de 2014. Só o tempo vai dizer se os 19 homens de Alexandre Mattos tem um grande segredo a revelar no campo.

Aquele abraço,

Fábio Marques