Robinho está de volta ao Santos. Ele defendeu o time da baixada Santista entre 2002 e 2005, depois voltou em 2010. Ele chegou ao futebol de campo da base do Santos em 1996 e tem uma identificação muito grande com o time e sua torcida. Nas passagens anteriores, Robinho marcou 94 gols em 213 jogos, conquistou os Campeonatos Brasileiros de 2002 e 2004, Copa do Brasil e Campeonato Paulista em 2010.
Certamente Robinho tem a cara do Santos moderno, é veloz e driblador, não tem medo de marcação e nem de sofrer faltas. Na verdade creio que o futebol brasileiro carece um pouco de jogadores como ele. E não estou falando de pseudo Robinhos e Neymares que usam chuteira colorida, gel no cabelo e brincos enormes, que ciscam e caem no chão mais do que jogam.
Robinho representa o jogador alegre, que foge um pouco das características do futebol moderno, dos toques curtos, muita força física e aplicação tática. Não digo que isso não é importante, só digo que as vezes falta um pouco de improviso, um pouco de molecagem, um pouco de Robinho.
Falta ter jogadores com essência brasileira, que vão pra cima de marcadores, sem medo de chamar a responsabilidade. Robinho representa o futebol brasileiro que tem se perdido um pouco ao longo dos últimos anos.
Robinho vai reestrear no domingo contra o Corinthians. Que os bons ventos que o trouxeram, tragam também outros como ele e que ainda mais sejam inspirados a jogar um futebol verdadeiramente brasileiro, ousado, moleque, como Robinho.
Aquele abraço
Fabio Marques