Para vencer a doença do século…

A doença do século não é o câncer, nem a AIDS, nem as enfermidades de origem cardiovasculares; segundo muitos especialistas da psiquiatria, é a depressão. O estresse da vida moderna, o caos urbano e as conturbações sociais, assim como problemas financeiros e familiares, fatores genéticos e hormonais, são apontados como os principais motivadores do aumento dos casos de depressão em todo o mundo. Estimativa da Organização Mundial de Saúde aponta que a depressão, aliada ao uso de drogas e álcool, serão as principais causas de adoecimento da população mundial nas próximas décadas.

Conta uma antiga lenda que um anjo foi enviado do Céu para informar a Satanás que seriam tiradas dele todas as armas para derrotar os cristãos. Satanás, porém, pediu que fosse deixada apenas uma. “Deixe-me ficar com a depressão”, implorou. O anjo, que não conhecia tal sentimento, e pensando ser um pedido inofensivo, acabou por concordar. Então Satanás riu e disse: “Com essa pequena arma, manterei todas as outras”.

Isso é só uma lenda, nada mais que isso. Mas a depressão, em contraste, é uma realidade na vida de não poucas pessoas no mundo todo, não apenas de cristãos. Mas em todas as épocas, principalmente o povo de Deus tem lutado contra essa emoção opressora. Note o desabafo do profeta Elias: “Basta, toma agora, ó Senhor, a minha alma”. Isso não é só o lamento de uma pessoa desesperada, é o “jogar a toalha” de um homem profundamente deprimido (1 Rs 19.4).

Lendo os livros de Jó, Lamentações e Salmos, podemos ver traços terríveis de depressão em homens de Deus como Jó, Jeremias e Davi. Eles conheceram similar agonia da alma, chegaram no “fundo do poço”, muito embora tenham aprendido a sair dessa infeliz situação e, por fim, se tornaram mais fortalecidos na fé.

Alguém que passou por tal situação definiu a depressão como “uma experiência infeliz que o deixa exausto, distante e em profundo e incontrolável desespero… você se sente oprimido, preso… é terrível!”

A depressão pode ter diferentes causas. Pode estar enraizada em causas mentais, físicas e espirituais. Não importa a causa inicial, o resultado é sempre o mesmo: sua força é esgotada, sua alegria é esmagada e sua esperança se esvai; e isso tudo diz que a vida precisa ser restaurada. Quem passa por isso não deve ter receio de buscar o conselho divino e ajuda médica, pois Satanás irá fatalmente se aproveitar do seu estado e, para tentar derrotá-lo, procurará manter a sua vida em total falta de esperança.

Se a depressão é química, que muitas vezes acomete oradores, professores, pastores, parlamentares, assim como muitos outros profissionais afeitos a grandes exercícios intelectuais, geralmente basta repor a glicose. Um pouco de mel, uma barra de chocolate, ambos são um “santo” remédio. Se a depressão tem origem emocional ou espiritual, pode-se contar com a ajuda de especialistas, obviamente, mas principalmente com o socorro divino.

Por isso, precisamos enxergar que a nossa ajuda máxima se encontra em Deus, pois Ele nos ama de maneira incondicional e deseja fazer a Sua luz brilhar através dessas densas trevas que ocasionalmente cercam a nossa vida. Além disso, Ele é o Deus da esperança. Na Sua Palavra encontramos a solução definitiva para os nossos problemas, encontramos a esperança de que precisamos para viver uma vida plena de sentido.

Sempre que as forças depressivas o ameaçarem, procure experimentar os dissipadores divinos de depressão. Se a vida é sempre cansativa, saiba que Jesus oferece descanso para a sua alma: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).

Se você tem sido assolado por preocupação e ansiedade, entregue-as a Deus: “…lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pe 5.7). Se você não consegue se perdoar por algo que cometeu, saiba que o Senhor perdoa a todos os que lhe confessam seus pecados: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1.9).

Se você tem medo, saiba que Deus pode fortalecer a sua vida e ajudá-lo a superar sua fobia: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Is 41.10). Se você se sente sozinho no mundo, se acha que ninguém gosta de você, saiba que Deus está sempre presente e lhe promete: “De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hb 13.5).

Se o seu problema é que as coisas parecem impossíveis, saiba disso: “Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus” (Lc 18.27). Desse modo, ore a Deus, confie na Sua Palavra para vencer os problemas da vida.

Com Jesus você suplantará todas as muralhas da depressão e poderá dizer: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Sl 18.29; Fp 4.13). Depressão é ladrão de vida. Mas Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Samuel Câmara

Pastor da Assembleia de Deus em Belém
E-mail: samuelcamara@boasnovas.tv