Dia do goleiro

Dia do goleiro

0 1771

No dia 26 de abril é comemorado o dia do goleiro. Uma data para celebrar esse herói/vilão, tão injustiçado por suas falhas dentro de campo e tão celebrado por suas defesas milagrosas.

É engraçado o goleiro ter um dia, porque no fundo acho que goleiro é igual a mãe, ele erra sim, mas acerta muito mais. E mesmo quando erra foi com a melhor das intenções! A frase “todo grande time começa com um grande goleiro” certamente não foi inventada a toa, porque a segurança que um bom goleiro traz para o time é fundamental na hora de buscar títulos. Ter um bom goleiro dá confiança a todos no time, e principalmente ao treinador, que pode dar mais liberdade aos zagueiros para proteger a área por exemplo, quando sabe que o goleiro se garante nos chutes de longe.

De todos os jogadores que disputam uma partida de futebol, só o goleiro precisa estar 100% concentrado em todo tempo. Não há ninguém que possa dar cobertura a esse cavaleiro solitário de luvas. Cada erro é fatal e por isso é ainda mais necessário que ele esteja ligado em tudo que acontece no jogo.

Os treinos são mais puxados, as lesões acontecem em mais lugares, o uniforme está sempre sujo. O sol atrapalha, o vento atrapalha, a chuva atrapalha. Só um goleiro pode ser titular por time, então há bem menos vagas para eles nos elencos.

Mas o que dizer dos milagres? Atacante cara a cara com o goleiro, o chute colocado e ele tira. E os pênaltis? Onde o cara de luvas vira o protagonista máximo! Acho que a ingrata vida do goleiro passa a fazer sentido nesses pequenos momentos em que o jogo é decidido em suas mãos, em que todas as atenções se voltam para ele e o grito na garganta das torcidas e narradores fica engasgado por um instante.

Confesso que acho que estamos um pouco carentes de grandes goleiros em nossos dias. Confesso também que não sou dos mais justos na hora de julgar possíveis falhas. Mas hoje quero expressar minha apreciação àqueles que salvam calados e que influenciam placares mesmo sem alterar a contagem de gols.

A vocês que defendem e sofrem todo tipo de injustiça, o parabéns de todos nós do Atletas no Ar!

Aquele abraço

Fábio Marques

http://https://www.youtube.com/watch?v=kVjW_Fkt65A

ARTIGOS SEMELHANTES

0 2492

0 2148