Tudo que você precisa saber sobre o campeonato Paulista

O Paulistão de 2015 é a 113ª edição desse tradicional estadual.

Com 20 times no torneio, a forma de disputa é um pouco diferente dos últimos anos. Os times estão divididos em 4 grupos com 5 times em cada, na primeira fase todos os times jogam contra todos que não estejam no seu próprio grupo. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único, assim como as semi finais. A final será em duas partidas.

Os quatro times que somarem menos pontos, independente do grupo que estiverem, serão rebaixados a série A2. Os três melhores vão jogar a Copa do Brasil em 2016, além disso, os dois clubes mais bem classificados que não pertençam à Série A, Série B ou a Série C garantem vaga na Série D de 2015.

 

O maior vencedor é o Corinthians, com 27 conquistas e o atual campeão é o Ituano.

 

No grupo A, o São Paulo chega forte. Mesmo tendo perdido Kaká no final do ano passado, o tricolor manteve o resto da base que foi vice campeã brasileira ano passado. Além disso, contratou para as posições que tinham carências, como as laterais e a ponta do campo. O goleiro e capitão Rogério Ceni decidiu permanecer por mais 6 meses e deve disputar alguns jogos do Paulistão, apesar de ter o foco na Libertadores. A disputa do continental pode atrapalhar um pouco o São Paulo de ficar com o titulo paulista.

 

No grupo B, o Corinthians é o franco favorito. A volta do técnico campeão da Libertadores, Tite, é um sinal de que a diretoria quer reeditar os tempos de campeão. Logicamente o foco está na disputa internacional, mas o Timão não pretende abandonar o estadual. Poucas trocas no elenco do Corinthians fazem com o time chegue forte nesse começo de ano. O meio de campo com Jadson e Renato Augusto criando para os gols de Guerrero são a grande esperança alvinegra.

 

No Grupo C, o novo Palmeiras talvez seja o grande favorito a vencer o estadual. Com mais de 15 contratações e dispensas o Verdão se reformulou completamente depois de quase ser rebaixado no ano passado. O novo diretor de futebol, Alexandre Mattos, apresentou um belo projeto e seduziu jogadores como Dudu, Arouca e Zé Roberto para serem os nomes principais do elenco, que comandado por Oswaldo de Oliveira tem a missão de voltar a ser campeão, o que não acontece desde 2008.

 

No grupo D, o Santos, que é o atual vice campeão paulista. A crise financeira tirou nomes importantes do elenco como Leandro Damião, Arouca, Aranha e Edu Dracena. Robinho será o grande responsável por tentar manter a escrita do Santos, de sempre chegar na final do paulistão desde 2009. Lucas Lima, Thiago Ribeiro e o recém chegado Ricardo Oliveira terão a missão de ajudar na transição de novos Meninos da Vila que serão a base do time nesse ano. O técnico Enderson Moreira vem como azarão entre os grandes, mas pode surpreender.

 

Fique ligado pra saber mais sobre outros estaduais e não perca o Atletas no Ar, terças as 14h e as 23h.

Aquele abraço

Fábio Marques