Voluntariado


pr_samuel

A Assembleia de Deus em Belém está em um processo de resgate do que representa historicamente um dos maiores segredos do seu crescimento: o voluntariado. Nos primórdios da Igreja, isso queria dizer que todos os seus membros, indistintamente, eram missionários, que todos trabalhavam voluntariamente em prol da salvação das pessoas e do engrandecimento do Reino de Deus. Era uma verdade tão simples e efetivamente tão poderosa que não precisava de maiores explicações. E toda a obra missionária era efetuada com o trabalho voluntário de cada crente em Jesus, porque era como cada um se via: um missionário, um voluntário, um servo de Deus e de todos.
O trabalho voluntário é importante, pode revolucionar nossa vida, a família, a Igreja e a comunidade, mudando a concepção de que poucos trabalham e muitos só observam. A Igreja é uma missão, não uma empresa. O espírito missionário é que lhe move, não as regras de mercado.
Estamos redescobrindo esse conceito, trabalhando igualmente na sua efetividade, até que cada assembleiano abrace esta ideia, tornando-a o vetor motivacional da sua causa. Desse modo, vamos marcar este ano de voluntariado realizando algo que faça diferença na Igreja e na comunidade e também produza satisfação em cada alma que se engaje nesse propósito. Assim fomos desde os primórdios, e assim devemos ser guiados doravante.
Entendemos que, ainda hoje, há lugar para o espírito missionário. Cremos que ainda cabe o exercício vigoroso de um trabalho abnegado e apaixonado de quem pretende servir ao próximo sem maiores interesses que o proposto pelo amor. O voluntariado é uma expressão desse amor, onde o trabalho de todo um exército de pessoas, com todas as ações de interesse social e comunitário que lhe são próprias, vem a ser exercido sem visar ao recebimento de qualquer remuneração ou lucro financeiro. Os principais ganhos do voluntariado são o sentimento gratificante de utilidade em servir ao próximo e a consciência do dever cumprido, e essas coisas são muito preciosas diante de Deus e dos homens.
Voluntário é a pessoa que coopera como pode, movido pelo espírito de humanidade e solidariedade. É um agente de transformação que presta serviços não remunerados destinados a melhorar a qualidade de vida das pessoas.
É bom lembrar que Missão e Voluntariado não se opõem ao profissionalismo, dedicação e eficiência. Quando somos voluntários, estamos cumprindo uma missão e dando expressão a nossa fé, portanto, procuramos fazer o melhor possível, pois estamos mexendo com valores elevados e eternos. E entendemos que o voluntariado que agrada a Deus e à sociedade é aquele que busca fazer o melhor possível, não o mínimo necessário.
Desse modo, estamos trabalhando duro na preparação da festa dos 104 anos da Assembleia de Deus em Belém, com gratidão, comunhão e voluntariado.
Nossa festa começa na próxima quinta-feira, dia 18, às 19 horas, com a Celebração de Abertura no Centenário Centro de Convenções, com entrada franca. Igualmente, na sexta, dia 19, teremos um grande Culto de Celebração, às 19 horas, sempre com muito louvor, adoração e comunhão.
Estamos preparando a Encenação da Chegada de Daniel Berg e Gunnar Vingren ao Brasil, que faremos acontecer no sábado, dia 20, às 9 horas, no Porto de Belém, a céu aberto. O navio vai chegar, e todos estarão vestidos com roupa da época, quando então receberemos os dois personagens representando os missionários, na Escadinha do Porto, o mesmo cenário e local em que os pioneiros desembarcaram há 105 anos.
Em seguida, agradecidos a Deus e felizes, dando brados de glórias a Deus e aleluias, caminharemos até a Praça da República. Depois seguiremos até ao Templo Central, onde dobraremos nossos joelhos e faremos um grande clamor pela paz e pela vida. Vamos continuar nos posicionando diante de Deus dizendo que chega de violência, a qual está ceifando a vida de tantos jovens em todos os quadrantes de nossa nação, principalmente em Belém.
Ainda no sábado, às 19 horas, teremos o grande Culto de Encerramento das Celebrações, quando agradeceremos mais uma vez a Deus por todo o bem que nos tem feito e por todas as suas maravilhosas bênçãos que nos tem dado gratuitamente.
Envolva-se da gratidão, comunhão e voluntariado. Todos somos convocados a participar, reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento ajudando a quem precisa, contribuindo conjuntamente para criarmos um mundo mais justo e mais solidário.
A Assembleia de Deus em Belém se alegra em promover isto tudo com tanta propriedade, dedicação e carinho, pois o próprio Deus escolheu a nossa cidade de Belém para ser o lar, o berço da Assembleia de Deus no Brasil.
Alegre-se, anime-se, envolva-se, a festa é sua!
Parabéns, Assembleia de Deus! Afinal, são 104 anos de Gratidão, Comunhão e Voluntariado. Toda a Glória seja dada a Deus!

Samuel Câmara

Pastor da Assembleia de Deus em Belém

E-mail: samuelcamara@boasnovas.tv