O Evangelho funciona… e como!


pr_samuel

Apesar de toda a cristofobia, a intolerância anticristã atualmente em voga e sempre crescente no mundo, podemos encontrar em todas as sociedades que mais e mais pessoas estão se convertendo a Cristo e vendo suas vidas transformadas pelo poder de Deus. Esta é outra evidência de que o Evangelho é verdadeiramente poderoso para mudar principalmente a vida das pessoas, assim como das sociedades e suas culturas. A despeito do estardalhaço produzido pela veiculação dos estereótipos frontalmente contrários ao Evangelho atualmente na mídia, isso não é suficiente para sufocar o testemunho de que o Evangelho transforma vidas, exatamente porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. Isto é uma verdade inconteste, tudo porque o Evangelho de Cristo realmente funciona! 
Desde que Jesus enviou Seus discípulos por todo o mundo com a missão de pregar o Evangelho e fazer discípulos de todas as nações, ensinando-os a guardar os mandamentos do Senhor, sim, desde essa época, há mais de dois mil anos, até hoje, os cristãos têm sofrido inúmeras e infames perseguições. Isso inclui maus tratos físicos e psicológicos, agressões e assassinatos, não somente por indivíduos de outras religiões, mas também por governos totalitários. Mas isso, em vez de inibir ou destruir a mensagem cristã de salvação, tem servido principalmente para demonstrar que o Evangelho realmente funciona.
Jesus Cristo tem sido atuante no trabalho sobrenatural de transformação dos corações humanos ao longo da história. Colocando o assunto em termos meramente econômicos, Jesus Cristo transforma passivos sociais em ativos sociais. A lista inclui homens e mulheres cujas vidas, de certa forma, alteraram o curso da História. Vejamos alguns exemplos.
Peter Marshall era um jovem escocês que parecia não ter propósito algum na vida até que, certa noite, encontrou-se com Cristo. Ele mudou-se para os Estados Unidos e tomou-se ali um dos maiores pregadores e capelão do Senado americano. Sua esposa, Catherine Marshall, imortalizou sua história no livro, depois transformado em filme, A Man Called Peter (em Português, Um Homem Chamado Peter). Muitos foram influenciados por sua pregação e exemplo de vida.
Malcolm Muggeridge era um jornalista espirituoso, editor da revista satírica inglesa Punch. Ele era também um esquerdista inveterado e simpatizante do stalinismo. Nas palavras do autor Lloyd Billingsley, “Muggeridge sentia que a União Soviética tinha um futuro, enquanto a Inglaterra e o Ocidente tinham somente um passado”. Ele tomou-se correspondente, em Moscou, do Manchester Guardian, um jornal liberal britânico. Antes de partir para o “paraíso dos trabalhadores”, ele e sua mulher alegremente queimaram suas pontes – destruíram seus diplomas, sua certidão de casamento e todos os outros vestígios da sociedade burguesa que tanto deploravam. Mas, ao viverem na União Soviética, logo se desiludiram, chegando à conclusão de que o homem não poderia concretizar o sonho da utopia socialista. Muggeridge entregou sua vida a Cristo e, sendo um cristão fervoroso, usou suas habilidades de escritor para glorificar a Deus, levando muitos a entregarem suas vidas a Cristo.
Nicky Cruz era um violento membro de uma gangue de Nova York, os Mau-Maus. Ele golpeava as cabeças de seus desafetos com tacos de beisebol, era implacável com os inimigos de outras gangues, cuja violência se tornou proverbial e temida nas ruas e becos do Brooklin. Ele queria, inclusive, matar David Wilkerson, um pregador local que se sentiu chamado por Deus para evangelizar membros de gangues de rua. Wilkerson finalmente conseguiu levar Nicky Cruz a Jesus Cristo. Essa história é contada no livro A Cruz e o Punhal, de David Wilkerson. Desde então, a missão da vida de Nicky Cruz tornou-se proclamar as boas novas de Jesus Cristo, o Evangelho cujo poder transformou totalmente a sua vida, de um ex-membro de gangue para um homem liberto e cheio de amor pelos perdidos.
Chuck Colson era um assessor especial do Presidente Nixon. Ele foi para a cadeia por crimes relacionados com o caso Watergate. A manchete do Wall Street Journal, de 15 de outubro de 1971, dizia: “Homem de confiança de Nixon, ou chame como quiser, Chuck Colson, faz o serviço sujo do presidente”. Mas esse mesmo homem creu na mensagem do Evangelho, e Jesus Cristo tomou conta da sua vida e o transformou num novo homem. Durante muitos anos, até sua morte aos 80 anos, Chuck Colson trabalhou pela transformação de vidas nas prisões, através da missão cristã Prison Fellowship, fundada por ele na década de 1970. Colson se tornou também um dos maiores escritores e oradores cristãos, levando muitos ao conhecimento de Jesus e influenciando milhões de vidas em todo o mundo.
Por que o Evangelho funciona? Por causa de uma razão simples e ao mesmo tempo profunda: o Evangelho “é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16). Simples assim!
Se o Evangelho dependesse de homens ou de religiões, há muito teria sido silenciado e destruído. A despeito das inomináveis e infames perseguições, o Evangelho só funciona porque é o poder de Deus; é o próprio Deus agindo em prol da salvação daqueles que creem na morte e ressurreição de Jesus Cristo, o único Senhor e Salvador.
O Cristo que transformou tantas pessoas, e a mim também, pode igualmente transformar você. Jesus disse: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. Creia em Jesus, e Ele transformará a sua vida!

Samuel Câmara

Pastor da Assembleia de Deus em Belém

E-mail: samuelcamara@boasnovas.tv