Esses dias com a chegada de Neymar aos 40 gols com a camisa do Brasil, me peguei perguntando a mim mesmo até onde o garoto de Santos pode chegar.
Uns dizem que recorde de gols pelo Brasil é inevitável, e eu até consigo imaginar isso. Outros já dizem que ele pode ser o maior jogador brasileiro desde Pelé.
Sinceramente não sei como me posicionar nessa conversa. Acho Neymar um grande jogador, simplesmente fenomenal, muito acima da média daquilo que temos visto surgir no nosso futebol atual. Mas acho cedo demais pra dizer que ele vai superar nomes como Zico, Romario e Ronaldo.
Com 22 anos ele certamente já está entre os grande jogadores do Brasil da história, mas só o tempo vai dizer até onde Neymar pode ir. Até porque não podemos prever lesões, fases dos times, problemas pessoais e coisas desse tipo que derrunam um atleta. E nem podemos prever também até onde seu talento pode chegar. A maturidade pode fazer muito bem pro nosso craque, levando ele a um patamar desconhecido para nós.
De uma forma muito pessoal eu torço pela segunda opção. Nao vi Pelé jogar e gostaria muito de ver a história de um novo grande craque sendo escrita. Respeito aqueles que acham que o Rei não pode ser alcançado, mas não seria mágico ver algo como Pelé acontecendo de novo bem diante de nós?
Em 5 ou 6 anos podemos ter essa conversa de novo, com mais fatos pra embasar nosso papo. Nomes como Messi e CR7 já não estarão tão em alta assim, e talvez aqueles que criticam Neymar se convençam daquilo que eu o muitos outros ja sabemos. Temos uma estrela de brilho único em nosso meio. So falta saber até onde ela vai.
Que vá longe, mas tão longe que toque os pés do Rei. Se conseguir nos fazer pensar em comparação, já terá seu nome escrito na história.
Aquele abraço
Fábio Marques