É tarefa fácil abraçar carinhosamente uma pessoa, parabenizá-la efusivamente pelo seu aniversário. Mas como abraçar uma cidade? Como abraçar carinhosamente Belém pelos seus 400 anos? De qualquer modo, todos aqueles que amam esta cidade sabem que Belém merece “aquele abraço!” –um abraço efusivo, caloroso e carinhoso – como forma de dizermos: nós te amamos, Belém!
Desse modo, meus amigos e companheiros de jornada, irmãos e irmãs em Cristo, e todo aquele que assim o desejar, vamos dar um abraço de oração e gratidão pelos 400 anos da cidade de Belém, quando também rogaremos as bênçãos divinas para toda a sua jornada porvir.
Um grande abraço em Belém. É isso que vamos fazer na manhã do dia 12, data de fundação da cidade. Primeiramente, vamos acordar Belém numa Alvorada de Louvores capitaneada por mais de uma centena de bandas musicais e conjuntos corais da Assembleia de Deus, exatamente às 7h00, em todos os bairros da cidade.
Este abraço será também o grande momento da culminação dos 400 dias de oração pela cidade de Belém, tarefa coordenada desde o início pela Missão com Mulheres da Assembleia de Deus. Somente a Eternidade poderá testemunhar a plenitude das bênçãos que tal movimento de oração proporcionou àcidade, muito embora, aqui e ali, várias dessas bênçãos nos tenham sido contadas. Agradeceremos a Deus por toda a sua bondade e generosidade. Além disso, um grande livro em forma de rolo com os temas de oração desta maratona de 400 dias será aberto, apresentado ao público e, finalmente, entregue ao Prefeito de Belém, com todos os anseios da população.
O abraço de oração e gratidão pelos 400 anos de Belém começará precisamente às 11h00. Um grande abraço, não em toda a cidade, pelas razões óbvias, mas numa parte significativa e simbólica, a começar da Escadinha, lugar onde muitas histórias marcaram a história da cidade, inclusive o início da Assembleia de Deus com a chegada dos pioneiros Gunnar Vingren e Daniel Berg, formando uma corrente a abranger uma grande área até retornar à Escadinha.
Eu mesmo estarei na Escadinha com meus irmãos e irmãs em Cristo, estendendo-se à minha direita e à minha esquerda, todos de mãos dadas e ajoelhados. Nosso abraço seguirá pelas seguintes vias: Av. Marechal Hermes, Av. Boulervard Castilho França, Av. Portugal, Av. Dezesseis de Novembro, Av. Tamandaré, Rua Gama Abreu, Av. Assis de Vasconcelos, Av. Marechal Hermes, retornando àEscadinha, quando então fecharemos o quadrante do nosso abraço.
A nossa missionária Boas Novas estará fazendo toda a cobertura do abraço de oração e gratidão pelos 400 anos de Belém. Esperamos que cada participante leve um rádio, e os grupos maiores, carro de som, para que todos sintonizem a rádio Boas Novas, pois é através dela que a comunicação se estabelecerá e os comandos serão repassados para que tal evento tenha uma boa coordenação e acertada mobilidade. Para começarmos na hora marcada, é necessário que todos cheguem um pouco antes, às 10h30, nos locais já acordados.
Já consigo antever esse momento: às 11h00, quando todos os locais estiverem ocupados, todos nós nos colocaremos de joelhos, de mãos dadas, orando com muita gratidão pelos 400 anos de Belém. No momento da oração, as equipes que ficarem no perímetro dos semáforos portarão faixas estendidas com a frase: “Assembleia de Deus em oração pelos 400 anos de Belém. Junte-se a nós”. E então levantaremos um clamor ao Senhor pela cidade de Belém, rogando pelas famílias, pelas autoridades, pelos trabalhadores, pelos estudantes, por todos os habitantes, para que todos tenham jornada feliz, para que sejam abençoados e abençoadores, e que isso redunde em benefício para a cidade ser cada vez mais próspera e pacífica.
Agradeceremos ao Senhor porque há uma abundante graça de Deus na história dos 400 anos de Belém. Deus vestiu Belém com a glória singela de sua natureza exuberante que a cerca como um manto, com a qual a expõe diante do mundo. Agradeceremos porque Deus tem um trato especial com Belém, assim como teve com Belém da Judeia, sua “xará” mais velha, a escolhida para ser o berço do Salvador Jesus Cristo. Belém foi escolhida para ser o berço da Assembleia de Deus no Brasil, tornando-se a Capital Pentecostal do Brasil, sendo reconhecido como o maior movimento evangélico mundial.
Parabéns, querida Belém, pelos 400 anos de abençoada história! Esteja certa de que, pela graça e misericórdia de Deus sobre o teu povo, o melhor ainda está por vir.
Querida Belém, feliz 400 anos! Querida Belém, aquele abraço!
Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém
E-mail: samuelcamara@boasnovas.tv