Um grupo de soldados seguidores de Jesus Cristo se reunia regularmente para realizar estudos bíblicos para membros das forças armadas. Numa dessas reuniões, um oficial da reserva, já idoso, fora convidado a dar o seu testemunho pessoal sobre a fidelidade de Deus em sua vida. Falando de sua experiência, ele disse: “Rapazes, eu tenho seguido o Senhor Jesus por muitos anos. Aprendi que sempre que passo por problemas e me volto para o Senhor, Ele me dá vitória. Um cético, uma vez, me desafiou dizendo que, cedo ou tarde, eu teria de enfrentar uma situação tão complicada que nem mesmo Deus seria capaz de me ajudar. Ele acrescentou que era só eu esperar”.
Depois de uma pausa, aquele oficial disse aos soldados: “Muitos anos e muitos problemas já se passaram desde então, e sabem de uma coisa? Eu continuo esperando… porque o Senhor, de quem sou e a quem sirvo, nunca falha! A minha tarefa é tão somente clamar a Deus, e Ele em nenhum momento me desamparou. E acredito piamente, Ele jamais me desapontará. A fidelidade do Senhor é o sustentáculo da minha vida!”
Davi era rei de Israel e, mesmo sendo poderoso e guerreiro experiente, enfrentou igualmente muitas dificuldades em sua vida, e muitas vezes só lhe restou clamar ao Senhor. Vez após outra o Senhor o livrou das aflições. Eis o seu testemunho: “Busquei o Senhor, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores”. Debaixo da autoridade dessa frutífera experiência, ele convida a todos: “Contemplai-o e sereis iluminados, e o vosso rosto jamais sofrerá vexame. Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia” (Sl 34.4-8).
Talvez agora mesmo você esteja enfrentando problemas aparentemente insolúveis em sua vida. Seu chefe está dificultando a sua vida? As dívidas estão se acumulando? O aluguel está subindo mais do que sua renda? A inflação, bem maior do que a anunciada oficialmente, reduziu drasticamente seu poder de compra? As múltiplas e incontáveis notícias de corrupção desenfreada no governo lhe corroem a confiança nos líderes de nosso país? Isso lhe turva o presente com as preocupações e serve de prenúncio de um futuro incerto e sem esperança? A saúde está precária e seus planos parecem escapulir de suas mãos? Sua família parece que vai desintegrar-se? Os inimigos se levantam sem motivo? Seus filhos estão rebeldes e parecem distantes e intocáveis? Seu problema parece maior do que toda e qualquer possibilidade que você pensou? Você está enfrentando uma “tempestade perfeita” em sua vida?
O rei Davi, quando em situação desesperadora, também clamou ao Senhor: “Ouve, Senhor, a minha voz; eu clamo; compadece-te de mim e responde-me”. Depois, ele testificou cheio de expectativa: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (Sl 27.7,14).
Deus é especialista em socorrer aos necessitados que a Ele recorrem. Quando o povo de Israel estava aparentemente perdido, perseguido pelo poderoso exército de Faraó, com montanhas em seus flancos e o mar adiante, Deus abriu o Mar Vermelho e eles passaram a pés enxutos. Daniel, acossado e perseguido pelos inimigos gratuitos na corte persa de Dario, quando jogado na cova dos leões para ser devorado, foi protegido e saiu ileso. Paulo e Silas, prisioneiros do império romano, foram milagrosamente libertados da prisão. (Veja Ex 14.10-31; Dn 6.10-23; At 16.25-40).
Às vezes o Senhor remove logo a tribulação; outras vezes, não. Todavia, sempre Ele nos sustenta em todas as dificuldades com a Sua graça maravilhosa e a paz que excede todo entendimento. Ele nos mostra o caminho a seguir. A nossa parte é simplesmente clamar a Ele, na certeza de fé que Ele sempre nos ouvirá e virá ao nosso encontro, pois “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação” (Sl 46.1).
Se a vida parece estar se esvaindo diante de você, se os caminhos se fecham, se as impossibilidades se avolumam, se os problemas se agigantam, se o futuro parece cada vez mais incerto e desesperador, não se desanime, não se desespere! Não entregue os pontos. Confie em Deus!
O salmista, uma vez confrontado por enormes e insolúveis problemas, considerou consigo mesmo: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem… O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita… O Senhor te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre” (Sl 121).
Parafraseando o Salmo 23, podemos dizer: “O Senhor é o meu pastor; e ainda que não tenha tudo o que desejo, com Ele nada do que preciso me faltará”.
Saiba de uma coisa: Deus pode abrir uma porta, onde porta não há. E saiba também que a porta que Ele abre ninguém pode fechar! Deus pode fechar as portas que se abriram para tragar a sua vida, e ninguém poderá abri-las novamente. Deus é a solução! Tão somente busque a Deus!
Samuel Câmara
Pastor da Assembleia de Deus em Belém
E-mail: samuelcamara@boasnovas.tv