500 vezes Léo

Leonardo da Silva Moura, um menino da Vila Kennedy tinha um sonho de ser jogador de futebol. Passou por 10 clubes na carreira, incluindo todos os rivais no Rio, São Paulo, Holanda, Bélgica e Portugal até chegar no Flamengo em 2005. E muita gente naquela época não dava nada pelo lateral direito magro. Ele simplesmente não parava em nenhum time e era tido como tímido e inconstante dentro de campo.

Na Gávea, Leonardo virou Léo, o cara tímido virou capitão e completou 500 jogos com a camisa rubro-negra. Passou por bons e maus momentos, mas se tornou um símbolo de raça de um time de torcida imensa e apaixonada. Com os oitos troféus conquistados ao longo de quase uma década (um Brasileirão, duas Copas do Brasil e cinco Cariocas) Léo se tornou um marco rubro-negro. Hoje é o nono jogador com mais jogos pelo Flamengo e pode subir até o sétimo lugar dessa lista até o fim de 2014.

Jogando pelo Flamengo também recebeu o maior presente que alguém pode receber: conheceu e aceitou a Jesus como seu salvador. Hoje é um dos atletas cristãos mais influentes do futebol e tem dado seu testemunho como forma de atrair colegas e torcedores para o evangelho.

O que quero distacar nesse texto não são os títulos, jogadas, passes pra gol de Léo. O que eu quero destacar é a quantidade de jogos mesmo. Você que está lendo pode nem gostar do Léo e nem do Flamengo. Mas tem que tirar o chapéu pra um cara que no futebol de hoje consegue chegar a 500 partidas pelo mesmo time.

Já houve um tempo em que jogadores ficavam anos e anos no mesmo time, criavam uma identificação com a camisa e com a torcida. Mas isso já não existe há muitos anos. Tanto os clubes já consideram os jogadores como descartáveis quando não estão rendendo, como os jogadores já ficam sempre a espera de propostas pra trocar de time a qualquer momento que financeiramente for interessante.

Não estou dizendo que x ou y estão certos. Só estou ressaltando que é essa a realidade do nosso futebol hoje. De 6 em 6 meses seu time pode ser totalmente diferente do que era. Hoje temos somente 2 jogadores em atividade na série A com mais jogos pelo mesmo time do que Léo. Fabio, goleiro do Cruzeiro mais de 560 jogos e Rogério Ceni, goleiro do São Paulo, com mais de 1100 jogos.

Parabéns ao Léo, parabéns ao Flamengo. Sinceramente torço pra que tenhamos mais Léos em todos os times.

Aquele abraço

Fábio Marques