Justa homenagem a três missionárias

Justa homenagem a três missionárias


pr_samuel

Gostaria de prestar uma justa e merecida homenagem a três missionárias, cujos serviços abnegados prestados ao Evangelho têm produzido muitos frutos espirituais, o que tem sido sobejamente reconhecido por muitos, para o louvor do nome do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia ensina que devemos honrar a quem merece ser honrado: “Pagai a todos o que lhes é devido: …a quem honra, honra” (Rm 13.7).
A primeira homenagem cabe à missionária Boas Novas, essa incansável serva de Deus e de todos. Ainda me lembro do começo de tudo, quando o Senhor Jesus falou fortemente ao meu coração: “Construa uma rede de televisão para mostrar a minha Igreja e a minha mensagem para todo o País”. Nessa ocasião, eu estava visitando a amada Igreja Assembleia de Deus no Alto Rio Juruá, no Município de Ipixuna, em maio de 1988. Eu sabia que somente através do mover de Deus isso seria possível.
Assim, cinco anos depois, no dia 1º de janeiro de 1993, quando os membros da Assembleia de Deus no Amazonas se reuniram para comemorar seus 75 anos de fundação na propriedade da Igreja chamada Canaã, ao ar livre, essa história começou a se delinear. Naquela tarde de sol amazônico causticante, todos os crentes dobraram seus joelhos para apresentarem a Deus um alvo: a aquisição de uma rádio. Naquele momento, não havia na cidade sequer uma emissora de rádio em vista, tampouco disponível. A Igreja certamente não estava preparada para o que Deus estava para realizar. Tudo o que se podia fazer era orar e esperar.
A Bíblia diz que Deus “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”. E foi exatamente isso que Deus fez: em vez de uma emissora de rádio, Ele nos deu uma rede de comunicação, a missionária Boas Novas. Então, o povo de Deus se uniu e começou, em 15 de Março de 1993, a Boas Novas, que continua trabalhando como uma incansável missionária, indo a lugares aonde muitos de nós jamais poderíamos chegar. No próximo dia 15, a Boas Novas completará 23 anos “transmitindo Jesus”. Parabéns!
A segunda homenagem é destinada à missionária Orquestra da Assembleia de Deus em Belém, pelos 80 anos de incasável dedicação à Igreja com boa e inspirada música, aniversário a ser comemorado no próximo dia 18.
A organização da Orquestra da Assembleia de Deus começou a ser pensada a partir da troca de ideias entre os irmãos conhecidos como José Maria e Garcia, em dia incerto de 1935, quando viajavam em um bonde. Quando liam uma revista sueca, se depararam com a fotografia de uma orquestra que se organizara naquele país. Ali mesmo, idealizaram organizar uma orquestra em Belém. Eles transmitiram a ideia a alguns outros irmãos, e depois levaram o assunto à apreciação do Pr. Pedro Trajano, que o remeteu à igreja.
No dia 18 de março de 1936, o Pr. Pedro Trajano fez um apelo à igreja, convidando pessoas que tocassem qualquer tipo de instrumento musical, para a formação de uma orquestra. No dia seguinte, às 19h, cinco irmãos compareceram para o primeiro ensaio: José Maria e Rodolfo (Flautas), Antônio Joaquim Siqueira e uma irmã conhecida como Nenê (violino) e José Dias (clarinete). Sua estreia deu-se em um abençoado culto, quando tocou alguns hinos da Harpa Cristã, sob a regência do irmão José Dias.
Nos anos seguintes, a Orquestra cresceu e se consolidou com excelência e prestimoso serviço à causa. Se você não sabia, esta é a primeira orquestra pentecostal do Brasil. Aleluia! Desde os seus primórdios, nunca mais parou de abençoar os nossos cultos e assim permanecerá até Jesus voltar. A todos os que já foram promovidos à orquestra do Céu e aos que continuam esta brilhante história, quero externar toda a nossa gratidão, além de parabenizar a todos por tão brilhante história.
A terceira homenagem é dedicada à missionária Missão com Mulheres, que desde os primórdios da nossa Igreja tem se destacado em tudo o que se propôs a realizar em prol do reino de Deus. Certamente nos faltariam palavras e espaço suficiente para relatar todo o legado histórico dessas santas mulheres! Todavia, lembramos que nos próximos dias 18 e 19, a Missão com Mulheres promoverá o Congresso Nacional de Mulheres, sob o tema: Mulheres Fortalecendo a Família no Caminho. Lá ouviremos muito sobre a sua história.
Nesse ano, e em especial no Congresso Nacional, as mulheres pretendem ouvir a voz de Deus ensinando-as a serem mulheres sábias que edificam suas casas, e não mulheres tolas que com suas próprias mãos as desfazem. Esse é o poder que as mulheres de Deus têm. Na ocasião, serão homenageadas as esposas dos pioneiros, quando então poder-se-á manter comunhão com suas filhas e netas, que continuam entre nós, e assim expressar todo o nosso amor e imensa gratidão pelo seu inestimável legado ao povo de Deus.
Honremos, portanto, a essas três servas de Deus e distintas missionárias, orando para que continuem a ser poderosos instrumentos nas mãos de Deus e transmissores de grandes bênçãos para todos. A recompensa virá a seu tempo: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Co 15.58). Recebam os parabéns e a justa homenagem de toda a Igreja!

Samuel Câmara

Pastor da Assembleia de Deus em Belém

E-mail: samuelcamara@boasnovas.tv

ARTIGOS SEMELHANTES

0 21433

0 21142