103 Anos de Avivamento Missionário

103 Anos de Avivamento Missionário


pr_samuel

Conta-se que certo missionário pregou a uma tribo indígena, anunciando-lhes que Deus amou de tal maneira o homem que enviou o Seu Filho ao mundo para salvar a todos os pecadores. Essa tribo inteira veio a crer no Evangelho. O mais inusitado é que, um pouco antes, houve esse diálogo entre o chefe indígena e o missionário: “Há quanto tempo Jesus veio à terra para nos salvar?” – perguntou o chefe. “Há cerca de dois mil anos” – o missionário respondeu. Ao que o chefe indígena, surpreso, indagou: “Por que vocês demoraram tanto?”
O Brasil, especialmente Belém do Pará, recebeu o privilégio de uma visitação da parte de Deus, quando os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren aqui chegaram, em 19 de novembro de 1910, nos trazendo a mensagem pentecostal do Evangelho, cujo cerne era este: Jesus Cristo salva os pecadores, cura os enfermos, batiza com Espírito Santo, e em breve voltará. Demorou, mas um dia esses dois homens obedeceram a Deus e vieram nos pregar a mensagem de Salvação. Daniel Berg, especialmente, tinha particular êxito no trabalho de evangelização pessoal, o que lhe dava oportunidade de testificar a muitas pessoas, de casa em casa, nas viagens, nas ruas etc. Ele levou muitas pessoas a experimentarem a salvação em Cristo, pois aproveitava todas as oportunidades para falar do amor de Deus a todos os que cruzavam o seu caminho.
Ele tinha bem vívida em seu coração a mensagem de David Livingstone: “Deus teve um único Filho e fez Dele um missionário”. Certamente desafiava-lhe a conhecida mensagem do pregador Charles H. Spurgeon: “Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor”.
Daniel Berg era um verdadeiro missionário; ele veio, pregou e fez escola. Os novos convertidos que se filiaram à Assembleia de Deus (cujo primeiro nome foi Missão de Fé Apostólica), sentiram de imediato o impulso do Espírito Santo, quando então começaram também a testemunhar de Jesus e a ganhar almas para Deus, seguindo os passos de Daniel Berg.
Neste aniversário de 103 Anos de Avivamento Missionário da Assembleia de Deus em Belém, todos os membros da Igreja-mãe: crianças, adolescentes, jovens, adultos e plena idade, sim, todos irão compartilhar o Evangelho com uma pessoa, onde cada um estiver, a hora em que puder e da forma que souber.
Hoje, visando a esse objetivo, estamos trabalhando alegremente no Dia de Ação Missionária Daniel Berg, quando cada assembleiano tem diante de si esse santo privilégio de levar Jesus a uma pessoa. De fato, se cada assembleiano assumir igualmente esse desafio, descobrirá um potencial nunca antes visto em sua vida, abençoando outras pessoas que ainda não conhecem Jesus.
Sabemos que se cada evangélico discipulasse uma pessoa por ano, o mundo todo estaria alcançado em 5 anos. Igualmente, se cada assembleiano alcançasse uma pessoa diferente por ano em nossa cidade, Belém toda estaria evangelizada em 5 anos.
Para inspirar sua vida, quero contar-lhe uma história interessante, de como a graça salvadora de Deus se manifesta quando tomamos a iniciativa de falar de Jesus às pessoas. Certa feita, já com mais de 20 anos de idade, uma filha de pastor deu-se conta de que nunca havia compartilhado o Evangelho com ninguém, simplesmente porque tinha medo.
Um dia ela saiu determinada a não deixar mais o medo impedi-la. Uma mulher se aproximou, e a jovem lhe falou sobre o plano da Salvação de Deus e o Seu amor. Aquela mulher começou a chorar. A filha do pastor lhe deu um abraço para consolá-la, e a mulher tirou uma pistola da bolsa, dizendo que estava a caminho do bosque porque pretendia se matar. Antes de dar o tiro fatal em si mesma, ela orou: “Deus, se você existe e me ama, envie um anjo para me impedir e me abraçar”. Hoje essa mulher e toda a sua família creem e falam a outras pessoas sobre o Jesus que os salvou.
Se você conhece Jesus, faça como Paulo ensinou a Timóteo: “Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não”. Não demore mais; antes, pregue a Palavra de Deus, leve Jesus a quem precisa. Evangelize os seus vizinhos, os amigos, os parentes, de modo que todos tenham a oportunidade de conhecer a salvação de Deus.
E se você não conhece Jesus, abra o seu coração, abra a porta da sua casa a alguém que seja portador dessa mensagem salvadora; ouça com atenção, creia de coração, e receberá a vida eterna em Cristo Jesus.
Atente também para a programação das festividades dos 103 Anos de Avivamento Missionário da Igreja-mãe: Domingo (15/06), haverá celebração em todos os templos da Igreja em Belém. De 16 a 18 de junho, a celebração ocorrerá no Centenário Centro de Convenções, e você também pode participar livremente como nosso convidado especial.
Nosso lema é este: Assembleia de Deus em Belém – 103 Anos de Avivamento Missionário. 

Samuel Câmara

Pastor da Assembleia de Deus em Belém

E-mail: samuelcamara@boasnovas.tv

ARTIGOS SEMELHANTES

0 22382

0 21871